Saiba como obter CERTIFICADO NACIONAL DE VACINAÇÃO COVID-19

Na medida que alguns países flexibilizam a entrada de brasileiros totalmente imunizados contra o coronavírus, você se pergunta: como emitir o certificado de vacinação de Covid-19?

O que é?
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, através do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde. Com esses dados enviados e processados, eles são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir, no serviço vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Para o viajante: Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra COVID-19 como comprovante de vacinação.

Quem pode utilizar este serviço?
Todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a COVID-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

• Etapas para a realização deste serviço

1. Realizar o registro ao tomar a vacina
Ao tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante – duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde, será realizado o registro, pelo profissional responsável, em sistema de informação ou em papel.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

O intervalo do ciclo vacinal está disponível no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a COVID-19.

https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/planonacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19

ciclo vacinal está disponível no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a COVID-19.

Tempo estimado de espera: Até 1 hora.

2. Acompanhar o registro

Você pode acompanhar o registro da vacina no sistema de informação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde. Certificar se os registros foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Através do aplicativo ou da versão web do Conecte SUS Cidadão:
https://conectesus.saude.gov.br/home

Aplicativo móvel:
Google Play – https://play.google.com/store/apps

Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/apple-store/id375380948

Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado
se encontrar indisponível:

Fale com o Conecte SUS dentro do aplicativo ou web.

Tempo de duração da etapa: Até 10 dias úteis.

3. Certificado de emissão

No Conecte SUS Cidadão, buscar o ícone vacina > apertar o ícone vacina > ver as doses administradas > abrir o detalhamento das doses administradas > clicar no botão emissão do certificado.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Web: https://conectesus.saude.gov.br/home

Sobre o Certificado:
O documento poderá ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol e apresenta informações com dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado, e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).

Autenticação do documento

No contexto de segurança, o certificado poderá ser autenticado utilizando o código de 16 dígitos e/ou QRCode apresentado no documento. No momento, este documento é válido somente em território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão.

A autenticação do documento pode ser realizada pelo leitor de QR Code do próprio APP Conecte SUS, usando as câmeras nativas do dispositivo, ou pelo site Valida Certidão:

https://validacertidao.saude.gov.br/

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Como saber se os meus registros de vacinação já formam
enviados à RNDS/Ministério da Saúde?

Os critérios, estratégias e definição de grupos prioritários para a Campanha de Vacinação são organizados pela gestão estadual ou municipal de saúde, os responsáveis pela coleta e envio das informações para a base de dados do Ministério da Saúde.

Dessa forma, é importante verificar com o estabelecimento de saúde responsável pela aplicação da vacina se os dados já foram inseridos no sistema e enviados ao Ministério da Saúde.

O que fazer quando identificar erro de informação no meu
Certificado?

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, é direito do titular de dados pessoais obter, a qualquer momento e mediante requisição, a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados. Os agentes pela coleta, digitação e envio dos dados ao Ministério são os responsáveis pela correção dos dados.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, acesse a seção Fale com o Conecte SUS no aplicativo ou versão web.

Fonte : Coris Seguro Viagem

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