A gastronomia paraense

Considerada uma das culinárias mais “brasileiras” do País, a gastronomia do Pará tem a cultura indígena como sua maior influência, mas também carrega consigo traços das cozinhas portuguesa e africana. Seus ingredientes básicos são obtidos da exuberante Floresta Amazônica, como folhas e ervas, são uma forte herança deixada pelos índios da região.

Com mais de uma centena de espécies comestíveis, as frutas regionais dão origem aos doces que mais caracterizam a culinária local, dando um sabor exótico às deliciosas sobremesas que enriquecem a mesa paraense, como açaí, cupuaçu, pupunha, guaraná e a manga.

Mas, é impossível não começarmos falando do Tucupi – líquido amarelo e ácido extraído da mandioca brava, e que está muito presente nos pratos.

Seu exemplar mais conhecido é o Pato no Tucupi – composto com uma folha muito típica do estado: o jambu. O Tacacá também é preparado com Tucupi, jambu, com a goma de tapioca e camarão seco.

 

Além desses, outros dois pratos de referência são o Caruru (feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde -alfavaca e chicória-, farinha seca bem fina e azeite de dendê) e a Maniçoba (Feita de maniva, que são as folhas da mandioca).

Mas é o açaí o fruto mais típico e, provavelmente, a comida típica mais conhecida em todo o país. No entanto, ao invés de tomá-lo como sorvete, no Pará o açaí acompanha o peixe frito e a farinha d’água. Como opção gastronômica, sugerimos: Manjar das Garças – Estrutura incrível e aproveitamento da vegetação nativa. O restaurante apresenta a gastronomia local. As garças encantam o ambiente juntamente com a visão fantástica do rio.

Peixe tradicional da região, o filhote é um prato que deve ser apreciado. Rua Dr. Assis Parque Ambiental Mangal das Garças, Cidade Velha.

Point do Açaí – Açaí 100%. Vale experimentar comer a filhote (peixe regional) com açaí. Ao final, não deixe de pedir o brigadeiro do cacau do Combu com um expresso. Avenida Boulevard Castilhos Franca N 744 Esquina com a Avenida Presidente Vargas.

Texto : Chef Alex Ferreira

https://www.instagram.com/cookers4friends/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =