Um passeio de bike pela orla de Niterói

A cidade de Niterói fica distante 13 km do Rio de Janeiro, ligados por uma ponte sobre a Baía da Guanabara.

Da cidade, é possível ter uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro.

Vamos começar nosso passeio de bike a partir do Caminho Niemeyer.

O Caminho Niemeyer é um conjunto de criações do arquiteto mais famoso do Brasil e se estende do Centro até a Zona Sul da cidade, seguindo a orla da baía.

Ele é composto pela Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira, Teatro Popular de Niterói, Praça Juscelino Kubitschek, Reserva Cultural, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Estação Catamarã de Charitas.

Iniciaremos pelo Centro apreciando a Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira, Teatro Popular de Niterói, pois todos estão muito próximos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Beirando a Baía de Guanabara chegaremos à Reserva Cultural. Um complexo de cinema, lojas e restaurantes.

No quarteirão seguinte está a Cantareira, antiga estação das barcas. À frente deparamos com o pequeno Forte Gragoatá e uma bela vista do Centro do Rio de Janeiro.

Seguindo a orla da Boa Viagem chegaremos ao MAC, Museu de Arte Contemporânea. A construção lembra muito uma nave espacial, e se tornou o símbolo da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hora de descer a ladeira e chegarmos à Praia do Ingá. Um faixa estreita de areia muito frequentada pelos moradores locais. Na sua continuidade está a Praia de Icaraí, com seus prédios luxuosos ao lado de alguns antigos e seu calçadão muito usado para prática de exercícios, caminhadas, e claro, passeios de bicicleta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Subindo a Estrada Fróes, apesar de possuir ciclovia, tem que ter um certo cuidado, pois ela é estreita e sinuosa.

Após subidas e decidas chegaremos a uma reta muito agradável da Praia de São Francisco. Margeada de restaurante e bares, a praia também possui um largo calçadão, mas sugiro usar a ciclovia no meio da pista.

Seguindo a orla chegaremos à Praia de Charitas,   onde poderemos apreciar a Estação do Catamarã , muito semelhante a arquitetura do MAC.

E se, após esses 10km, você ainda ter disposição, sugiro pedalar mais uns 6km e visitar a Fortaleza Santa Cruz da Barra.

Localizada do lado oriental da barra da Baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, de onde é possível ter uma visão completamente diferente do Morro do Pão de Açúcar (Rio de Janeiro), e admirar as belezas naturais da região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 16 =